CNPJ MEI e o desconto para compra de carro novo
O microempreendedor individual pode comprar um automóvel logo que ele recebe os documentos referentes à empresa. Portanto, não existe carência para conseguir realizar a compra.
Vale sempre lembrar que antes de toda e qualquer decisão, você precisa avaliar os prós e os contras
Conheça as Regras para comprar carro com CNPJ
A grande vantagem de comprar carro com CNPJ é o desconto de até 30% oferecido pelas fabricantes. Neste caso, o microempresário recebe uma isenção nos impostos de IPI e ICMS. Os valores mudam de acordo com o modelo e marca que estão sendo negociados.
Para comprar o automóvel, o empresário deverá apresentar o contrato social da empresa, a inscrição estadual vigente, e alguns outros documentos. O carro então ficará vinculado ao registro da MEI, portanto, se os impostos do veículo não forem pagos, a empresa pode sofrer algumas restrições, como a negativa de empréstimos.
Os descontos para a compra com CNPJ valem apenas para carros 0Km. Além disso, o proprietário deverá permanecer com o veículo por pelo menos 12 meses. Isso significa que não será possível fazer dessa negociação um modelo de negócios. A regra foi estipulada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária e o desrespeito desse prazo implica na devolução da isenção do ICMS, de acordo com o Convênio ICMS 67/18. O desconto pode variar, atualmente, de 2,5% a 30% do valor do veículo, dependendo do modelo.
Prazos e Desvantagens
A compra de um carro com CNPJ MEI tem como principal desvantagem o prazo. Na compra direta, a entrega do veículo pode demorar até 50 dias.
Vale lembrar também que o faturamento anual permitido para o microempresário individual é de até R$81 mil reais e o limite para compras é de 80% deste valor, ou seja, adquirir qualquer automóvel com valores acima desses pode ser inviável. Fique atento a isso e estude as alternativas na hora de comprar um carro para não ter dor de cabeça com seu CNPJ depois.
Onde comprar o carro
Os MEIs interessados em comprar carros com descontos devem se apresentar nas maiores concessionárias do país com o contrato social da empresa impresso em mãos e a inscrição estadual ativa e atualizada.
Agora, vale a atenção para o fato de que o MEI só pode ter um faturamento anual de R$ 81 ou menos, portanto, a compra de veículos com valores muito alto pode ser questionada pelos órgãos fiscais, como a Receita Federal.
Fonte: https://noticiasatualidades.com.br/jornal-contabil.html